Cariocas não gostam de sinais fechados


A guerra tão imaginada, esperada, prevista e o diabo a quatro, que aconteceu durante essa semana no Complexo do Alemão, mais uma vez expôs nosso lado mais sombrio como sociedade. Como divulgado largamente pelas redes sociais, foi o Tropa de Elite 3 (ao vivo e em 3D como afirmaram alguns). Mas a diferença entre a ficção e a realidade é que a primeira pode dizer a verdade escancaradamente que sempre será apenas verossímil. Já a segunda nos cai como bigorna na cabeça. São 600 traficantes (no mínimo) armados e soltos por aí (isso apenas no Complexo do Alemão), 42 toneladas de maconha (haja maconheiro) e pelo menos 300kg de cocaína (vai cheirar assim lá na casa do capeta), sem falar nas armas (por onde elas entram?), no dinheiro (para onde vai?), e assim vai.

Mas acho que devemos nos posicionar sempre como cidadãos e nossas reivindicações devem girar em torno das instituições públicas e àquelas que prestam serviços públicos. Sabemos que há necessidade real (só falta ser concreta ou melhor de concreto) de construções, pelos poderes públicos, de mais presídios. E que estes sejam realmente de segurança máxima. Aí entraremos em um assunto que poucos querem tratar nesse momento: a parcialidade da justiça. Então, teremos que esperar um "Rodrigo Pimentel" ou "Luiz Eduardo Soares" da justiça aparecer para, como ficção, apontar os podres de tal instituição?
 Enfim, deixarei uma citação de um texto lido no blog de Luiz Eduardo Soares que vai ao encontro do meu sentimento atual:
Conseguiremos realizar com êxito a Copa e as Olimpíadas?
Sem dúvida. Somos ótimos em eventos. Nesses momentos, aparece dinheiro, surge o “espírito cooperativo”, ações racionais e planejadas impõem-se. Nosso calcanhar de Aquiles é a rotina. Copa e Olimpíadas serão um sucesso. O problema é o dia a dia.
 Quem quiser ler o texto completo (e vale muito a leitura) é só clicar em blog.

Comentários

  1. Nem o mais inventivo cineasta roliudiano imaginaria uma estoria dessas: um tanque de guerra em pleno suburbio do Rio, com a igreja da Penha ao fundo, pessoas escondidas dentro de suas casas esperando um confronto e uma carnificina q, gracas a Deus, nao aconteceu. vamos torcer pra q esses acontecimentos e a Copa e as Olimpiadas mudem a historia do RJ no q diz respeito à violencia e ao trafico de drogas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Essa é boa

Recomeço...